Por que é que não utilizamos a Henna Negra?

Principalmente no Verão, os artistas de tatuagens de henna negra visitam eventos ao ar livre como feiras, festivais, mercados, bazares e particularmente zonas turísticas para prestar os seus serviços. As tatuagens temporárias são frequentemente oferecidas a turistas nas praias e resorts. Estas tatuagens temporárias que imitam “tatuagens tribais” são extremamente populares e têm muita procura entre as camadas jovens. No entanto, a cor vermelho-acastanhado da henna natural não é muito apreciada actualmente e a aplicação de tatuagens de henna negra são lembranças muito populares dos locais de veraneio que encoraja a ignorar os danos para a saúde. Todavia, o que pouca gente sabe é que a henna negra pode causar danos graves de saúde!

As reacções alérgicas graves com lesões persistentes são normalmente efeitos adversos que ocorrem após colocação da tatuagem negra. Os corantes adicionados à pasta de henna para torná-la mais escura e aumentar a sua durabilidade, são conhecidos por causar reacções alérgicas. Nos casos graves, obrigam a uma intervenção médica urgente, incluindo hospitalização. Lesões cutâneas permanentes, dermatite de contacto alérgica e polisensibilização, são efeitos adversos de longa duração associados a estas tatuagens. As reacções alérgicas podem resultar em comichão e vermelhidão, manchas e bolhas ou mesmo descoloração e cicatrizes permanentes na pele. Os sintomas aparecem alguns dias depois (3 a 12 dias) da aplicação da tatuagem. O melhor conselho é evitar a tatuagem de henna negra.

Para alcançar a cor negra da tatuagem e para aumentar a sua durabilidade são adicionadas elevadas concentrações de corantes. Estes ingredientes podem ter origens naturais como índigo, corantes sintéticos ou minerais. A Parafenilenodiamina ou PPD é uma substância muito conhecida como aditivo da henna para obtenção de tintas capilares mais escuras ou nos casos de arte corporal, para alcançar um efeito mais rápido e uma cor negra mais intensa. Outros corantes, tal como carmim (ou azo-compostos do ácido picrâmico), 2,5-toluenodiamina, 2,5-toluenodiaminosulfato e pirogalol, bem como nitrato de prata e nitrato de crómio, têm também sido referidos e detectados na pasta de henna negra. A muitos destes aditivos tem sido atribuído a causa de reacções alérgicas, reacções inflamatórias crónicas e reacções alérgicas retardadas.

A cor da pasta de henna natural varia entre a cor verde-acastanhado e castanho. Se a cor da pasta apresentada pelos artistas for mais escura (negra), muito provavelmente foram adicionados corantes à pasta. As margens de lucro elevadas de tatuagens henna negra encorajam o uso de uma mistura de pasta de henna com pouca quantidade de henna natural.

A Parafenilenodiamina ou PPD, é autorizada na composição de produtos cosméticos, mas somente permitida nas tintas capilares até um limite máximo de 6%, não sendo permitida nos produtos para decoração da pele.

(adaptado de um comunicado oficial do Infarmed)

Sem comentários: